quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mantendo a Motivação


Permanecer motivado é uma luta diária! O nosso equilíbrio é constantemente assaltado por pensamentos negativos e ansiedade sobre o seguir a Reeducação Alimentar

Todo mundo enfrenta dúvidas e até mesmo depressão quando o resultado esperado não é obtido de imediato.

Motivação é a única coisa que nos faz continuar quando as coisas ficam difíceis. Quando sentimos vontade de desistir, quando nos sentimos preguiçosos, quando nos sentimos frustrados, é a motivação que nos empurra e nos faz prosseguir.

O que separa os vencedores é a capacidade de seguir em frente, apesar de tudo.

Nos últimos dias tenho estado meio “brocochô”, mas resolvi mudar essa história. Se a motivação acabou, a solução é simples: arranje uma nova dose! E com urgência! O efeito do banho também passa todos os dias. E é por isso que todos os dias nós tomamos banho novamente, não é mesmo? Listei então estratégias para criar, manter ou elevar nossa automotivação para seguir em frente.

É preciso lembrar sempre que motivação é algo que vem de dentro. Ninguém pode fazer isso por você. Você tem que se esforçar pra conseguir.
 
1. Evite rotular sua reeducação alimentar, ou atividade física como “chata”, “dolorosa”, “desconfortável”, etc.
Dessa forma, você vai determinar-se negativamente, até mesmo antes de começar. Você já começa a batalha em desvantagem psicológica. Não dê ouvidos também às pessoas que rotulam os seus novos hábitos dessa maneira. Veja como você está se fazendo bem por optar por uma vida mais saudável. Veja que vitória é cada mudança no seu corpo.

2. Eduque seus sentimentos e emoções
Aprenda a cultivar pensamentos positivos, neutralizar os negativos, e se concentre na tarefa em mãos. Não jogue tudo pro alto por conta de um deslize! Todo mundo erra! A diferença de quem consegue emagrecer, é que não desiste por causa de uma falha! Não espere o próximo dia, ou a próxima segunda-feira para recomeçar a trilhar na direção correta!

3. Aprenda a cultivar automotivação
Faça mentalizações de tudo de bom que você vai conseguir quando alcançar sua meta. Imagine-se bem com o seu corpo e guarde a sensação boa que você vai sentir. Durante o dia, reviva esta sensação algumas vezes, até tornar-se um hábito.

4. Nunca esqueça porque está fazendo Reeducação Alimentar (ou a Atividade Física)
Componha uma lista, por escrito, dos 5 principais motivos que levaram você tomar a decisão de começar a R.A e a A.F. Procure por coisas e fatos que possam levantar seu moral em momentos de indecisão. Isso nos ajuda a pesar o que realmente é importante: comer aquela guloseima que você ama, ou mudar seu corpo, ter a auto-estima renovada, entrar naquela roupa que não serve mais...

5. Postergue a “jacada”
Quando começar a desanimar, e sentir que está prestes a “jacar”, elabore um “plano” para te dar tempo de ponderar as coisas: uma tarefa de fácil execução e de curto prazo e deixe para comer depois. Isso geralmente é suficiente pra você voltar ao foco, e diferenciar fome de vontade de comer...

6. Não postergue a Atividade Física!
É difícil alguém alimentar a automotivação para Atividade Física ficando “paradão” sentado ou deitado. Quando sentir o desânimo brotando, levante-se! Mova-se! Ande, exercíte-se, dance, faça seu sangue bombear pelas artérias e oxigenar todas as suas células. A postergação só faz aumentar a Preguiça!

7. Varie o cardápio
Mude. Mude tudo. Busque novas receitas, novas ideias, novos sabores. Isso é essencial pra evitar a rotina, e o desânimo.

8. Afaste a ideia de desistir
Ao invés de olhar para trás com frustração, olhe para frente com esperança. Se as coisas não estiverem como você deseja, resista ao desejo de “jogar tudo para lá”. Você é mais forte! Deixe este momento de desânimo ir embora, escorrer como água entre seus dedos. Ele vai passar. Todo mundo passa por isso! Pare, respire fundo e retome seus bons hábitos.

9. Saiba que você é seu maior adversário e seu maior aliado
Os estímulos externos são importantes, mas, somente você pode se manter motivado. Então, priorize seus novos bons hábitos com satisfação, sabendo que todo o esforço de hoje não é uma perda, e sim, um investimento. Você é o criador de seu próprio destino!

Beijo da Gorda!

3 comentários:

  1. Adorei as dicas Aline, são muitas verdadeiras!! Bom fim de semana!
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o post!!! Sábias palavras :)
    Nossa, de verdade mesmo! O link com o banho, doses de motivação que devem ser constantes... amei!

    ResponderExcluir
  3. e vou ter ke usar todos esses passos pro resto da vida..rs.. bjokas lindeza e muito sucesso aí

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! Seu comentário é muito importante para mim!