quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que é bioimpedância?


Todas as pessoas que começam um tratamento com uma nutricionista - seja para perda, ganho ou manutenção de peso, hipertrofia (ganho de massa muscular), tratamento de doenças, entre outros - precisam passar por uma avaliação nutricional e física.

Hoje enfim consegui ir na nutricionista, e ela me passou uma dieta de 1400 kcal, recomendou beber 2 L de água por dia, fazer atividade física, mastigar bem os alimentos, beber 3 a 4 xícaras de chá de passiflora e, a grande novidade pra mim: aconselhou fazer um exame de bioimpedância.

Quando subimos na balança estamos pesando músculos, ossos, pele, órgãos, água, fluídos e gordura. Por isso, nem sempre quando os ponteiros ou números da balança indicam que emagrecemos significa que perdemos gordura corporal. A meta de um programa de exercícios e de uma dieta equilibrada deve ser a redução e manutenção da gordura corporal em níveis saudáveis e a manutenção ou aumento da massa muscular (tecido magro e metabolicamente ativo).

Na avaliação física são analisados vários fatores. Os mais importantes são: peso, altura, medidas de circunferência (cintura, quadril, tórax, braço, antebraço, abdômen, coxa e panturrilha) e das dobras cutâneas - as últimas responsáveis por nos dar o seu percentual de gordura. Através da análise de todos esses fatores conseguimos classificar os pacientes como eutróficos ("normais"), com sobrepeso, obesos ou desnutridos.

Existem também outros métodos para análise de composição corporal. A bioimpedância é um deles. O aparelho de bioimpedância consegue medir a quantidade de gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível pelo paciente. A corrente anda mais rápido pelos tecidos magros (que possuem mais água e eletrólitos) e mais devagar pelos tecidos com gordura. Assim, é possível determinar o conteúdo em gordura de um corpo em porcentagem. Por isso, dizemos que uma pessoa tem, por exemplo, 25% de massa gordurosa e 75% de massa magra.

Esse exame torna possível detectar os "falsos magros", ou seja, pessoas com peso adequado mas com o percentual de gordura lá nas alturas. Permite também identificar possíveis riscos à saúde devido ao percentual de gordura excessivamente alto ou baixo, estimar o peso ideal, monitorar o controle hídrico e a composição corporal de atletas.

Preparo prévio do exame:

# Ingerir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao exame

# Não fazer exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem

# Não tomar bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem

# Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao exame

# Não estar no período menstrual ou pré-menstrual no dia do exame.

No momento do exame, é necessário remover apenas as jóias que estejam nos locais onde serão colocados os eletrodos. Os valores registrados pelo aparelho são informados ao Programa de Avaliação Corporal por Bioimpedância, que vai usá-los para efetuar todos os cálculos e gerar o laudo do examinado com os percentuais dos compartimentos corporais (gordura, massa magra e água).

Quando sair o resultado do meu exame, eu conto pra vocês!!

Beijo da Gorda!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! Seu comentário é muito importante para mim!